Resenha: Jogos Vorazes



Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Suzanne Collins. O livro possui 397 páginas e foi publicado pela editora Rocco. A história se passa em Panem, um país que foi reerguido das cinzas após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, comandados pela Capital. Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, onde uma garota e um garoto de cada distrito, entre 12 e 18 anos são escolhidos através de um sorteio para representar seu distrito nos jogos, onde irão lutar em uma arena, onde o último sobrevivente é o vencedor.

O livro é dividido em três partes: Os Tributos, Os Jogos e O Vitorioso. Na primeira parte a trama se inicia com a narração em primeira pessoa de Katniss, uma garota de 18 anos, que praticamente é a responsável pelo sustento de sua irmã e mãe. Katniss possui um amigo chamado Gale, que ela conheceu em uma de suas caçadas na floresta, desde então os dois compartilham suas habilidades na floresta para caçar, colher e pescar. E assim como Katniss, Gale é responsável pelo sustento de sua família também.

O sorteio dos tributos que irão participar de mais uma edição dos jogos vorazes é feito no primeiro capítulo do livro. Katniss está confiante de que sua irmã não será escolhida, mas o que parecia impossível acontecer, acontece. E para proteger sua irmã Prim, Katniss se oferece para ir em seu lugar. Em seguida é feito o sorteio do garoto,  Peeta.

A história de Jogos Vorazes realmente me surpreendeu. Pela história bem elaborada, pela ótima escrita da autora e acho que o fato de nunca ter lido nada parecido me fez gostar mais ainda do livro. Ainda não tenho uma opinião bem formada a respeito dos dois protagonistas, pois aparentemente há um 'clima romântico' entre os dois, mas ao mesmo tempo parece ser estratégia para garantir audiência e patrocinadores. Por mais que, pela parte de Peeta, talvez eu possa garantir que ele goste mesmo de Katniss. Mas ela... Ela é confusa. Esse turbilhão de acontecimentos, misturados com a sua raiva da Capital, sua raiva dos Jogos Vorazes, pela pobreza extrema em que a maioria dos distritos vivem a tornaram um tanto amarga.

Enfim, chega de spoilers. Para quem gosta de ação, terror e uma pitada de romance, Jogos Vorazes será uma ótima escolha.
E aqui vai minha pequena resenha sobre o primeiro livro da trilogia à uma semana da estreia de Em Chamas nos cinemas! Para quem não sabe o primeiro livro teve sua adaptação para os cinemas e o segundo também! Garanto que o filme é tão bom quanto o livro! Agora estou ansiosa para ler Em Chamas e para ver o filme!

5/5

Comentários

  1. Estou dooida pra assistir Em Chamas logo. Acho que vou passar meu aniversário na sala de cinema assistindo haha
    Na minha opinião, Jogos Vorazes é o melor livro da trilogia, apesar de eu ter gostado de todos os 3.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vejo a hora de ir assistir *.* Gostei muito de Jogos Vorazes, espero gostar mais ainda dos outros 2!
      :*

      Excluir
  2. Eu nunca li essa trilogia, mas adorei o filme *-*

    ResponderExcluir
  3. Acho que sou a única que ainda não leu a trilogia.
    Todos falam super bem dela. Ainda vou achar um espaço desses livros na minha estante. Lindo seu blog!! Já estou seguindo :)
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh, adoro! O segundo é o melhor, mas esse é muito bom também!

    Beijos e aguardo sua visita!

    http://olhandoporai.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas