Resenha: Jogos Vorazes



Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Suzanne Collins. O livro possui 397 páginas e foi publicado pela editora Rocco. A história se passa em Panem, um país que foi reerguido das cinzas após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, comandados pela Capital. Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, onde uma garota e um garoto de cada distrito, entre 12 e 18 anos são escolhidos através de um sorteio para representar seu distrito nos jogos, onde irão lutar em uma arena, onde o último sobrevivente é o vencedor.

O livro é dividido em três partes: Os Tributos, Os Jogos e O Vitorioso. Na primeira parte a trama se inicia com a narração em primeira pessoa de Katniss, uma garota de 18 anos, que praticamente é a responsável pelo sustento de sua irmã e mãe. Katniss possui um amigo chamado Gale, que ela conheceu em uma de suas caçadas na floresta, desde então os dois compartilham suas habilidades na floresta para caçar, colher e pescar. E assim como Katniss, Gale é responsável pelo sustento de sua família também.

O sorteio dos tributos que irão participar de mais uma edição dos jogos vorazes é feito no primeiro capítulo do livro. Katniss está confiante de que sua irmã não será escolhida, mas o que parecia impossível acontecer, acontece. E para proteger sua irmã Prim, Katniss se oferece para ir em seu lugar. Em seguida é feito o sorteio do garoto,  Peeta.

A história de Jogos Vorazes realmente me surpreendeu. Pela história bem elaborada, pela ótima escrita da autora e acho que o fato de nunca ter lido nada parecido me fez gostar mais ainda do livro. Ainda não tenho uma opinião bem formada a respeito dos dois protagonistas, pois aparentemente há um 'clima romântico' entre os dois, mas ao mesmo tempo parece ser estratégia para garantir audiência e patrocinadores. Por mais que, pela parte de Peeta, talvez eu possa garantir que ele goste mesmo de Katniss. Mas ela... Ela é confusa. Esse turbilhão de acontecimentos, misturados com a sua raiva da Capital, sua raiva dos Jogos Vorazes, pela pobreza extrema em que a maioria dos distritos vivem a tornaram um tanto amarga.

Enfim, chega de spoilers. Para quem gosta de ação, terror e uma pitada de romance, Jogos Vorazes será uma ótima escolha.
E aqui vai minha pequena resenha sobre o primeiro livro da trilogia à uma semana da estreia de Em Chamas nos cinemas! Para quem não sabe o primeiro livro teve sua adaptação para os cinemas e o segundo também! Garanto que o filme é tão bom quanto o livro! Agora estou ansiosa para ler Em Chamas e para ver o filme!

5/5

Comentários

  1. Estou dooida pra assistir Em Chamas logo. Acho que vou passar meu aniversário na sala de cinema assistindo haha
    Na minha opinião, Jogos Vorazes é o melor livro da trilogia, apesar de eu ter gostado de todos os 3.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vejo a hora de ir assistir *.* Gostei muito de Jogos Vorazes, espero gostar mais ainda dos outros 2!
      :*

      Excluir
  2. Eu nunca li essa trilogia, mas adorei o filme *-*

    ResponderExcluir
  3. Acho que sou a única que ainda não leu a trilogia.
    Todos falam super bem dela. Ainda vou achar um espaço desses livros na minha estante. Lindo seu blog!! Já estou seguindo :)
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh, adoro! O segundo é o melhor, mas esse é muito bom também!

    Beijos e aguardo sua visita!

    http://olhandoporai.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas